🚨 Estamos de blog novo! 🚨

Confira nosso novo blog com conteúdos exclusivos sobre arranjos vocais litúrgicos, partituras e muito mais!

Clique aqui e conheça! 🌟

Notas musicais no violão

Nesse post, eu quero compartilhar o que eu sei sobre notas e acordes para quem está começando a tocar violão. É necessário, primeiramente, entender a diferença entre notas e acordes.
Nota musical: é a representação mínima de um som, em uma determinada frequência.
Acordes: são duas ou mais notas tocadas simultaneamente.
Então, abaixo temos uma tabela, que na primeira linha estão as notas musicais, e na segunda as cifras que representam os acordes, respectivamente
Mi
Sol
Si
C
D
E
F
G
A
B
Na figura abaixo, temos representado, o braço de um violão. Nela está indicado o nome de cada nota que soa quando tocamos a corda solta.


No violão, as cordas são contadas de baixo para cima. A 1ª corda é o Mi (agudo), a 2ª corda é o Si, a 3ª é Sol, e assim sucessivamente.
Intervalos
Um intervalo é a distância entre dois sons. Os intervalos, no violão, são medidos em tom e semitom, onde 1 tom corresponde a 2 semitons. O diagrama abaixo mostra a distância entre as notas musicais.

No braço do violão, os trastes são separados por intervalos de semitons. A figura abaixo mostra algumas notas no braço do violão.
Quando pressionamos a 1ª casa da 6ª corda obtemos a nota Fá, pois sabemos que a 6ª corda solta é Mi e a distância é de 1 semitom. Sendo assim: Mi + 1 semitom = Fá. Outro exemplo é quando pressionamos a 3ª casa da 2ª corda, a distância é de 3 semitons, ou 1 tom e meio. Sabendo que a 2ª corda solta é Si, então: Si + 1 ½ tom = Ré. O restante dos exemplos fica como exercício.
Acidentes musicais
Como vimos anteriormente, existe ½ tom entre Mi e Fá e entre Si e Dó, mas os outros intervalos são de 1 tom. Como eu chamaria, por exemplo, a nota que é ½ tom acima de Fá? Para isso, deve-se usar os acidentes musicais. Os acidentes musicais são símbolos utilizados para modificar a altura de uma nota musical.
  • O sustenido eleva o som em 1 semitom.
  • O bemol abaixa o som em 1 semitom.
Então a nota que está entre o Fá e Sol, por exemplo, se chama Fá sustenido (Fá♯).
Bom, por enquanto é só. Futuramente, pretendo postar sobre formação de acordes e escalas! Sugestões são bem-vindas, usem os comentários para isso! Obrigado! =)
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem