13º Domingo do Tempo Comum - Ano C

"Disposições para seguir Cristo."
"JESUS EXIGE FIRMEZA NA DECISÃO DE SEGUI-LO"
Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.
  • Abertura - Te amarei, Senhor

    1 - Me chamaste para caminhar na vida contigo, / decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás. / Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma. / É difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

    Te amarei, Senhor! / Te amarei, Senhor! / Eu só encontro a paz e a alegria / bem perto de ti. (bis)

    2 - Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem respostas; / eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti; / mas tua força venceu e, ao final, eu fiquei seduzido. / É difícil agora viver sem saudade de ti.

    3 - Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário, / pois conheces a minha fraqueza e o meu coração. / Vem, ensina-me a viver a vida na tua presença, / no amor aos irmãos, na alegria, na paz,

    na união.

  • Abertura - Senhor, se Tu me chamas

    Letra e Música: Frei Luiz Carlos Susin

    Senhor, se Tu me chamas, eu quero te ouvir. / Se queres que eu te siga, respondo: “Eis-me aqui!”

    1 - Profetas te ouviram e seguiram tua voz, / andaram mundo afora e pregaram sem temor. / Seus passos Tu firmaste sustentando seu vigor. / Profeta - Tu me chamas: / vê, Senhor, aqui estou!

    2 - Nos passos de teu Filho, toda a Igreja também vai / seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. / Apóstolos e mártires se deram sem medir. / Apóstolo me chamas: / vê, Senhor, estou aqui!

    3 - Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz, / que chama ainda hoje, que convida a te seguir. / Há homens e mulheres que te amam mais que a si / e dizem com firmeza: / vê, Senhor, estou aqui!

  • Abertura - Eu te seguirei

    Compositor: Pe. Zezinho, scj

    Eu te seguirei,
    Onde quer que vás
    Onde está teu povo,
    Lá também estás

    As aves do céu tem seu ninho,
    Os peixes tem onde morar
    Leões e raposas também
    Mas o Filho do Homem não tem
    Onde morar.
    Mas lá onde está o teu povo,
    É lá onde queres ficar
    E eu quero estar com meu povo,
    Lá também há de ser meu lugar.

  • Aleluia + Antífona

    Aleluia, aleluia, aleluia!

    Fala, Senhor, que te escuta teu servo! Tu tens palavras de vida eterna!

  • Partilha - A Ti, meu Deus

    Letra e Música: Frei Fabreti (CD Tua Palavra Permanece - Paulinas)

    1 - A ti, meu Deus, elevo o meu coração, / elevo as minhas mãos, / meu olhar, minha voz. / A ti, meu Deus, eu quero oferecer / meus passos e meu viver, / meus caminhos, meu sofrer.

    A tua ternura, Senhor, vem me abraçar / e a tua bondade infinita, me perdoar. / Vou ser o teu seguidor / e te dar o meu coração. / Eu quero sentir o calor de tuas mãos.

    2 - A ti, meu Deus, que és bom e que tens amor, / ao pobre e ao sofredor / vou servir e esperar. / Em ti, Senhor, humildes se alegrarão, / cantando a nova canção de esperança e de paz.

  • Comunhão - Te entregas a mim

    (Vida Reluz)

    Comungar, receber-te senhor,
    No coração guardarei, venho te encontrar.
    Celebrar vinho e pão festejar tua presença em meu coração,
    Excelso, eterno Senhor
    em meus lábios o louvor é sincero

    Na comunhão te entregas a mim
    Também me entrego a ti (2x)

    Vou louvar bendizer
    O teu nome engrandecer ó senhor, vou te encontrar
    Celebrar, vinho e pão, a igreja reunida em oração, Excelso, eterno Senhor
    em meus lábios o louvor é sincero.

    Vou louvar, bendizer
    O teu nome engrandecer ó senhor, vou te encontrar
    Celebrar, vinho e pão, festejar tua presença em oração, excelso, eterno Senhor
    em meus lábios o louvor é sincero.
    em meus lábios o louvor é sincero...
    Senhor...

  • Pós-Comunhão - Caminhada

    Alguém chama,
    Ele me ama
    e me conduz e me quer feliz
    Ele fala, só escuto, paro mudo,
    e o que Ele me diz:

    "Vem me seguir,
    que Eu caminho junto com você ao fim
    Depois da caminhada você é feliz
    Se deixa todas coisas só por mim, por mim

    Vem me seguir,
    que o meu caminho é o da porta estreita sim pórem ao acabar junto de mim.
    Você vai entender porque é bom, é bom servir"

    Ele quer uma resposta todo dia de você, irmão
    É difícil a caminhada e por isso Ele lhe estende a mão
    "Vem me seguir.....

  • Envio - Feliz de quem caminha

    Letra: Pe. Pedro Brito Guimarães / Música: Frei Fabreti (CD O Espírito da Missão - Paulus)

    Feliz de quem caminha tendo Deus no coração, / quem faz da sua vida uma eterna procissão. (2x)

    1 - Escolhi o Cristo / como companhia, / escolhi o Reino / como vocação, / escolhi o mundo / como moradia, / escolhi o pobre / como meu irmão.

    2 - Quero ver o mundo / com o teu olhar, / e a dor da vida, / com teu coração. / Vou levar ajuda / a quem precisar, / vou cantar a vida / como uma canção.

    3 - Quero descobrir / minha vocação: / leiga, religiosa / ou sacerdotal. / Quero ver meu povo / todo em missão, / numa Igreja toda / ministerial.

Clique aqui e leia as leituras

Primeira Leitura (1Rs 19,16b.19-21)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, disse o Senhor a Elias: 16b vai e unge a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.

19 Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto.

20 Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”.

Elias respondeu: “Vai e volta! Pois o que te fiz eu?”

21 Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 15)

Ó Senhor, sois minha herança para sempre !

Ó Senhor, sois minha herança para sempre !

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!/ Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor:/ nenhum bem eu posso achar fora de vós!”/ Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!

Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,/ e até de noite me adverte o coração./ Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,/ pois se o tenho a meu lado não vacilo.

Eis por que meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria,/ e até meu corpo no repouso está tranquilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte,/ nem vosso amigo conhecer a corrupção.

Vós me ensinais vosso caminho para a vida;/ junto a vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Segunda Leitura (Gl 5,1.13-18)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: 1 É para a liberdade que Cristo nos libertou . Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

13 Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais dessa liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pela caridade.

14 Com efeito, toda a Lei se resume neste único mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

15 Mas, se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros.

16 Eu vos ordeno: Procedei segundo o Espírito. Assim, não satisfareis aos desejos da carne. 17 Pois a carne tem desejos contra o espírito, e o espírito tem desejos contra a carne. Há uma oposição entre carne e espírito, de modo que nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer.

18 Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 9,51-62)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós!

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor!

51 Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52 e enviou mensageiros à sua frente.

Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53 Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.

54 Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?”

55 Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56 E partiram para outro povoado.

57 Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.

58 Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.

59 Jesus disse a outro: “Segue-me”.

Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”.

60 Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”.

61 Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”.

62 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Comentários