Técnica Vocal - Postura

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Sabemos que uma boa sonoridade de um instrumento musical está relacionada à qualidade do material que é feito. Assim também, a voz como um instrumento musical possuirá melhor qualidade se tivermos um cuidado maior com o nosso corpo (pois o instrumento a ser executado é o próprio corpo). Por isso é muito importante termos um cuidado especial com a postura corporal. É importante termos consciência do nosso próprio corpo, colocá-lo em postura natural, desenvolver equilíbrio, etc. O ponto ótimo ocorre quando obtém-se o máximo rendimento com o mínimo esforço.
Todo corpo tem peso, e cada parte pesa sobre as demais, por isso é importante alcançar um equilíbrio para que não ocorra desgaste. Um corpo bem equilibrado possui estabilidade. Desgastes causadas por tensões sempre ocorrerá, o que buscamos aqui é o ponto ótimo entre a tensão e o relaxamento total.
Na obra "Alongue-se" (Anderson, 1983), temos
muitos dos problemas de postura - em particular os chamados "problemas de coluna" - são provocados pelo excesso de peso em torno do meio do corpo sobre músculos abdominais flácidos. O peso que não descarrega sobre um apoio externo a partir da firmeza abdominal acaba por forçar uma inclinação pélvica que provoca dor e tensão na região lombar o que, por sua vez, conduz ao desequilíbrio total do corpo.
Isto está relacionado também à voz, pois está relacionado ao apoio dos cantores. Apoio é a prontidão e a força de sustentação muscular de origem abdominal e intercostal da coluna de ar. O fortalecimento da musculatura é bom, mas não necessariamente define um bom cantor. Na obra "Alongue-se" (Anderson, 1983), toda vez que é descrito o ponto de partida de um exercício, há as seguintes recomendações:
(...) o pé todo plantado no chão, afastado na largura dos quadris, e apontando diretamente para frente ou voltados ligeiramente para dentro.
A sensação diante de um esforço deverá ser um pouco mais intensa, mas não dolorosa nem desagradável.
Ao ficar em pé, seus joelhos deverão estar ligeiramente fletidos. Não fique em pé com os joelhos trancados, pois assim os quadris se inclinam para frente e se exerce pressão precisamente sobre a região lombar: posição de fraqueza. Relaxe os tendões e deixe que os quadríceps carreguem o corpo na posição de força.
Traga ligeiramente o queixo para o peito, com a parte de trás da cabeça erguida exatamente para cima. Pense nos ombros para trás e para baixo. Inspire com a ideia de que você quer que o meio das costas se abra e se expanda para os lados... certifique-se de que todos os seus movimentos começam desde os quadris.
É importante estas observações de caráter plástico, entretanto, "o exercício da postura é o exercício das reações frente à vida" (Prosser-Bitterlich, 1979).
Nem todo exercício é adequado a todos, então como regra geral: seja gentil com seu próprio corpo.
No livro "Técnica Vocal para coros" de Heleno W. Coelho, existem vários exercícios, porém passarei apenas alguns aqui.
1 - Equilibrar-se em pé (Hofbauer)
Pés paralelos na posição do quadril; colune vertebral ereta (sensação de vértebras empilhadas); cabeça sobre a coluna vertebral como que suspensa pelo teto, com o queixo levemente aproximado do peito; ombros, braços e mãos soltos e livres; abdominais firmes e quadril encaixado. Alongar músculos das costas e da nuca puxando a cabeça para cima. Apoiar todo o peso do corpo nos pés, abrindo muito os dedos e alargando a sola do pé. Desenvolver a sensação de solidez e estabilidade na parte inferior do corpo, em contraposição à maleabilidade e leveza da parte superior, imaginariamente pendurado no teto.
2 - Relaxar em pé (Hofbauer)
Na posição descrita em (1), girar o corpo para a esquerda e para a direita, em torno de um eixo imaginário.
3 - Desenvolver flexibilidade em pé (Anderson)
Na posição descrita em (1), flexionar os joelhos e baixar o corpo sem inclinar-se, rigorosamente numa linha vertical, como se fosse sentar-se no ar. Repetir sem tensão, num movimento suave de mola.
4 - Relaxar a nuca e o pescoço
Pender a cabeça com uma expiração. Após, girá-la livremente pela direita, inspirando durante o movimento de esforço e expirando durante o movimento de queda da cabeça para frente. Deixar a cabeça "rolar" até a direita novamente até parar e usar a energia da nova queda de giro, agora para a esquerda, com nova inspiração durante o esforço de conduzir a cabeça para trás. Repetir o movimento várias vezes, sem forçar, sempre associando o impulso respiratório com o repouso expiratório.
5 - Desenvolver autocontrole e equilíbrio corporal (Anderson)
Sentar na ponta da cadeira, sem encostar-se, pernas e pés paralelos (calcanhares levemente virados para fora e joelhos discretamente afastados), apoiar o quadril de forma paralela ao assento. Colocar a ponta dos pés no chão e deixar os calcanhares levantados. Erguer o corpo colocando todo o peso sobre as pernas, com uma inspiração. Uma vez de pé, sem baixar os calcanhares, expirar-inspirar e tornar a sentar. O corpo deve ser mantido rigorosamente vertical.
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