Próximo - Postura >>>
Introdução
Nessa série de postagens que estou dando início, eu vou tentar falar um pouco sobre técnica vocal de forma clara e objetiva. Estou me baseando num livro que comprei no EstanteVirtual (Técnica Vocal para Coros - Helena Wohl Coelho), que achei muito interessante e tenho aprendido muito com ele.
Aparelho fonador e voz
Aqui nós não trataremos sobre a fisiologia do aparelho fonador (constituído pelos pulmões, traquéia, etc) como geralmente é tratado, mas buscaremos entender que esso é apenas um dos componentes do instrumento vocal, que é composto por todo o corpo humano. Didaticamente, podemos dividir o instrumento vocal em componentes:
- respiratório
- ressoador
- articulador
- controlador
- vibratório
Na verdade, o corpo humano não é anatomicamente constituído para o processo fonatório, ou seja, não foi formado para emitir a voz, não tem um orgão responsável especificamente para a voz. Podemos dizer que a voz é um som da laringe, apoiado na respiração, amplificado nos ressoadores e modelado nos articuladores. A voz é a utilização inteligente dos sons e ruídos que são produzidos pela laringe. Note que essa definição é meramente fisiológica, mas existe também o componente psíquico e emocional, a voz também é o reflexo psicológico do indivíduo.
"o organismo humano não está anatomicamente formado nem preparado para falar (...). O aparelho fonador é o conjunto de órgãos cujas funções fundamentais e utilização de suas cavidades tem finalidades distintas, mas que o homem as reúne funcionalmente em forma convencional, utilizando os ruídos e sons que nele se produzem e ressoam por simples coincidência, para dar-lhes um significado também convencional e simbólico, com o que a inteligência elabora, progressivamente, a linguagem." (GOMES,1980)
Sendo, então, a voz um esforço adicional de vários órgãos, devemos ter muito cuidado e zelar pela saúde dos mesmos. A voz é o resultado sonoro de um instrumento que exige cuidados. Uma voz só é boa se provém de um organismo sadio. A saúde é um estado de equilíbrio dessa estrutura consigo mesmo e em relação ao meio; e a transição para o estado de doença (desequilíbrio) é muito tênue. Uma boa alimentação, repouso equilibrado, ausência de vícios e disciplina são essenciais se ter uma boa voz. O ato de falar ou cantar corretamente, antes de ser uma técnica, deve ser tratado como uma postura de vida, e isso envolvendo postura, respiração, estado psicológico, etc. A técnica vocal pode ser entendida como autoconhecimento e sensibilização que permite o encontro consigo mesmo e com o mundo ao redor.
Próximo - Postura >>>