Teoria Musical - Parte 1

Nesta postagem, eu vou apresentar a você um pouco sobre partitura.
Índice
Notas, pauta e claves
Uma nota é um som que é representada por uma sílaba. É um sinal gráfico que representa a altura dos sons musicais. Existem 7 notas musicais:
dó – ré – mi – fá – sol – lá – si

Agora, irei mostrar onde estas notas serão colocadas. É a pauta, ou pentagrama musical. Pentagrama vem do grego penta = cinco e grama = linha. É uma estrutura montada com 5 linhas e 4 espaços.

Pode-se também usar linhas e espaços suplementares:

Mas como saberei onde se localiza cada nota? Por exemplo, onde fica o sol nesse pentagrama? Para saber isso, será apresentada as claves. Uma clave é um sinal colocado na extremidade esquerda do pentagrama que dá o seu nome a nota colocada na mesma linha. E as outras notas são definidas em relação a ela. Aqui iremos apresentar as claves de sol e fá.
 

Clave de Sol Clave de Fá
Na clave de sol, a nota sol se localiza na 2ª linha, e na clave de fá, a nota fá se localiza na 4ª linha. Abaixo, temos 2 exemplos de notas no pentagrama; um na clave de sol e outro na clave de fá:

Sabendo que, na clave de sol, o sol fica localizado na 2ª linha, logo o lá fica no 2º espaço, o si na 3ª linha e assim sucessivamente, alternando entre linha e espaço.
Valores
Agora trataremos sobre valor, que é o sinal que indica a duração relativa do som e do silêncio. Temos o valor positivo e valor negativo, sendo que o valor positivo está relacionado ao som e o valor negativo ao silêncio (pausa).
As figuras de valor positivo podem conter as seguintes partes:

Abaixo temos uma tabela com os símbolos de valor positivo e o correspondente do valor negativo:
 Abaixo tenho algumas observações:
  • O valor negativo de semibreve escreve-se sempre sob a 4ª linha, e o valor negativo da mínima escreve-se sobre a 3ª linha.
  • Quanto às figuras dos valores positivos que possuem haste, escreve-se da 3ª linha pra baixo com a haste para cima (à direita da cabeça) e da 3ª linha para cima com a haste para baixo (à esquerda da cabeça).
  • A duração de tempo dos valores positivos e negativos se correspondem.
Existem também as barras de ligação que podem substituir os colchetes. Veja abaixo alguns exemplos:
 
 
Também é possível escrever acordes em um pentagrama. As notas que formam o acorde devem ser escritas uma sobre a outra. Abaixo mostro um exemplo de um acorde Dó maior.

Abaixo temos um gráfico que relaciona a duração dos valores. A semibreve é considerada a unidade na divisão de valores, as outras são frações dela. Essa relação também é válida tanto para valores positivos quanto para os negativos.

Compassos
O compasso é a forma de dividir uma composição musical em grupos baseados na "batida" da música. Comecemos pelo compasso binário.
O compasso binário é de 2 tempos e é definido pela fração 2/4 colocada no pentegrama logo antes da música começar. Olhe a figura abaixo:

O numerador da fração (2) representa a quantidade de tempos que irá existir em cada compasso.
O denominador da fração (4) representa a qualidade da figura para cada tempo do compasso. Nesse caso 4 = semínima, logo a semínima valerá 1 tempo.
Os dois tempos de cada compasso tem acentuações diferentes. O 1º tempo é forte (F) e o segundo é fraco (f):


Comentários