4º Domingo do Tempo Comum - Ano C

“EU TE CONSAGREI E TE FIZ PROFETA DAS NAÇÕES” (Jr 1,5c)

Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.(31/01/2016)

Leias as leituras

  • Abertura
  • Letra e Música: Frei Luiz Carlos Susin

    Senhor, se Tu me chamas, eu quero te ouvir. / Se queres que eu te siga, respondo: “Eis-me aqui!”

    1 - Profetas te ouviram e seguiram tua voz, / andaram mundo afora e pregaram sem temor. / Seus passos Tu firmaste sustentando seu vigor. / Profeta - Tu me chamas: / vê, Senhor, aqui estou!

    2 - Nos passos de teu Filho, toda a Igreja também vai / seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. / Apóstolos e mártires se deram sem medir. / Apóstolo me chamas: / vê, Senhor, estou aqui!

    3 - Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz, / que chama ainda hoje, que convida a te seguir. / Há homens e mulheres que te amam mais que a si / e dizem com firmeza: / vê, Senhor, estou aqui!


  • Partilha (opção 1)
  • Letra e Música: José Acácio Santana

    1 - Toda semente é um anseio de frutificar, / e todo fruto é uma forma de a gente se dar.

    Põe a semente na terra, / não será em vão. / Não te preocupe a colheita, / plantas para o irmão. (bis)

    2 - Toda palavra é um anseio de comunicar, / e toda fala é uma forma de a gente se dar.

    3 - Todo tijolo é um anseio de edificar, / e toda obra é uma forma de a gente se dar.

    4 - Todo poema é um anseio de se expressar, / e todo canto é uma forma de a gente se dar.


  • Partilha (opção 2)
  • Letra: José Thomaz Filho / Música: Frei Fabreti (CD Liturgia XIV - Paulus)

    1 - Tanto que esperou pudesse um dia / chegar bem perto, dizendo tudo! / Se não conseguiu como queria, / o seu silêncio não ficou mudo.

    Ela muito amou, tem a minha paz, / vai seguir caminho sem temor. / Sabe quem Eu sou e será capaz / de espalhar na terra o meu amor.

    2 - Ela ultrapassou toda medida, / não lhe bastando meros preceitos. / Lágrimas, perfume - que acolhida! / Nem se importando com preconceitos.

    3 - Se ninguém ousou dizer bem claro / o que pensava daquele gesto, / Ele revelou como era raro / esse carinho tão manifesto.

    4 - Ele é sempre mais que um convidado, / se põe à mesa nutrindo a vida; / olha os corações e põe de lado / toda aparência, cura a ferida.


  • Comunhão
  • Letra e Música: Ir. Cecília Vaz Castilho (CD Diante de ti - Paulinas)

    1 - Se calarem a voz dos profetas, / as pedras falarão. / Se fecharem uns poucos caminhos, / mil trilhas nascerão. / Muito tempo não dura a verdade / nestas margens estreitas demais: / Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.

    É Jesus este pão de igualdade: / viemos pra comungar / com a luta sofrida do povo / que quer ter voz, ter vez, lugar. / Comungar é tornar-se um perigo: / viemos pra incomodar. / Com a fé e união, / nossos passos, um dia, vão chegar!

    2 - O Espírito é vento incessante, / que nada há de prender. / Ele sopra até no absurdo / que a gente não quer ver. / Muito tempo...

    3 - No banquete da festa de uns poucos, / só rico se sentou. / Nosso Deus fica ao lado dos pobres /colhendo o que sobrou. / Muito tempo...

    4 - O poder tem raízes na areia, / o tempo o faz cair. / União é a rocha que o povo / usou pra construir. / Muito tempo...

    5 - Toda luta verá o seu dia / nascer da escuridão. /Ensaiamos a festa e a alegria / fazendo comunhão. / Muito tempo...


  • Louvor
  • Letra e Música: Frei Fabreti (CD Cristo vive em mim/coletânea / CD Louvemos o Senhor, v. 6,7 e 8 - Paulinas)

    1 - Ainda que eu fale as línguas dos homens, / ainda que eu fale a língua dos anjos, / serei como bronze que soa em vão, / se eu não tenho amor, amor aos irmãos!

    O amor é paciente / e tudo crê; / é compassivo, não tem rancor. / Não se alegra co’a injustiça / e com o mal. Tudo suporta! / É dom total!

    2 - Ainda que eu tenha vigor de profeta, / e o dom da ciência, firmeza na fé; / ainda que eu possa transpor as montanhas, / se eu não tenho amor, de nada adianta!

    3 - Ainda que eu doe meus bens para os pobres, / que eu deixe meu corpo em chamas arder; / será como sonhos, será tudo em vão, / se eu não tenho amor, amor aos irmãos!


  • Envio
  • DR (CD Festas Litúrgicas II - Paulus)

    1 - Antes que Eu te formasse dentro do seio de tua mãe, / antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei. / Para ser meu profeta entre as nações, Eu te escolhi. / Irás onde enviar-te e o que te mando proclamarás!

    Tenho que gritar, / tenho que arriscar, / ai de mim, se não o faço! / Como escapar de ti, / como calar / se tua voz arde em meu peito? / Tenho que andar, / tenho que lutar, / ai de mim, se não o faço! / Como escapar de ti, / como calar / se tua voz arde em meu peito?

    2 - Não temas arriscar-te, porque contigo Eu estarei, / não temas anunciar-me em tua boca Eu falarei. / Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar. / Para edificar, destruirás e plantarás!

    3 - Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe, / deixa a tua casa, porque a terra gritando está. / Nada tragas contigo, pois a teu lado Eu estarei. / É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.


Comentários