11º Domingo do Tempo Comum - Ano C

O PERDÃO E O AMOR: CAMINHO PARA UMA VIDA NOVA
Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.
  • Abertura - Senhor, eis aqui o teu povo

    Letra e Música: Pe. José R. Galvão (CD Liturgia XIII - Paulus)

    Senhor, eis aqui o teu povo, / que vem implorar teu perdão. / É grande o nosso pecado, / porém é maior o teu coração.

    1 - Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador, / e assim lhe devolveste tua paz e teu amor, / também nos colocamos ao lado dos que vão / buscar, no teu altar, a graça do perdão.

    2 - Revendo em Madalena a nossa própria fé, / chorando nossas penas diante dos teus pés, / também nós desejamos o nosso amor te dar, / porque só muito amor nos pode libertar.

    3 - Motivos temos nós de sempre confiar, / de erguer a nossa voz, de não desesperar. / Olhando aquele gesto que ao bom ladrão salvou; / não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?

  • Abertura - Senhor, quem entrará

    Compositor: Pe Zezinho

    Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar?
    Quem tem as mãos limpas e o coração puro,
    Quem não é vaidoso e sabe amar.

    Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar.
    Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro,
    Arranca a vaidade, ensina-me amar.

    Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar.
    Teu sangue me lava, Teu fogo me queima,
    O Espírito Santo inunda meu ser.

  • Partilha - Que mais eu posso Te dar

    Que mais eu posso te dar, / além da fé e do amor
    Que mais eu posso ofertar / pois sou todo teu meu Senhor

    1. Te dou minha voz pra que possas falar,
    serei teu profeta, não vou me calar
    Te dou os meus pés se quiseres andar,
    irei pelo mundo pra Te anunciar.

    2. Te dou minha mãos quero a Ti me ofertar,
    serei operário aqui neste altar
    Dou meu coração se quiseres amar,
    eu sou todo teu, tua casa é meu lar.

  • Comunhão - Ela muito amou

    Letra: José Thomaz Filho / Música: Frei Fabreti (CD Liturgia XIV - Paulus)

    1 - Tanto que esperou pudesse um dia / chegar bem perto, dizendo tudo! / Se não conseguiu como queria, / o seu silêncio não ficou mudo.

    Ela muito amou, tem a minha paz, / vai seguir caminho sem temor. / Sabe quem Eu sou e será capaz / de espalhar na terra o meu amor.

    2 - Ela ultrapassou toda medida, / não lhe bastando meros preceitos. / Lágrimas, perfume - que acolhida! / Nem se importando com preconceitos.

    3 - Se ninguém ousou dizer bem claro / o que pensava daquele gesto, / Ele revelou como era raro / esse carinho tão manifesto.

    4 - Ele é sempre mais que um convidado, / se põe à mesa nutrindo a vida; / olha os corações e põe de lado / toda aparência, cura a ferida.

  • Envio - Bem-aventurados os misericordiosos(Hino JMJ Cracóvia)

    Levantarei meu olhar aos montes
    De onde o auxílio virá
    Deus é a força de quem tem fé
    Misericórdia Ele é

    Quando erramos Ele é por nós
    Mostra-nos o colo do Pai
    Com seu sangue libertador
    Livra do mal e da dor

    Bem aventurados os misericordiosos
    Porque eles alcançarão misericórdia

    Sem seu perdão quando eu cair
    Quem poderá me levantar?
    Se Deus perdoa quem somos nós
    Para não perdoar?

    O sangue de Cristo nos resgatou
    Ele ressuscitou!
    Grite pro mundo inteiro ouvir
    Jesus Cristo é o Senhor!

    Deixa o teu medo e tem fé
    Um novo tempo virá
    Cristo está vivo: vivo entre nós!
    E um dia Ele voltará!

Clique aqui e leia as leituras

Primeira Leitura (2Sm 12,7-10.13)

Leitura do Segundo Livro de Samuel:

Naqueles dias, 7 Natã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu te ungi como rei de Israel, e salvei-te das mãos de Saul.

8 Dei-te a casa do teu senhor e pus nos teus braços as mulheres do teu senhor, entregando-te também a casa de Israel e de Judá; e, se isto te parece pouco, vou acrescentar outros favores.

9 Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que lhe desagrada? Feriste à espada o hitita Urias, para fazer da sua mulher a tua esposa, fazendo-o morrer pela espada dos amonitas. 10 Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa.

13 Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”.

Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento, o filho que te nasceu morrerá”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 31)

Eu confessei, afinal, meu pecado/ e perdoastes, Senhor, minha falta.

Eu confessei, afinal, meu pecado/ e perdoastes, Senhor, minha falta.

Feliz o homem que foi perdoado/ e cuja falta já foi encoberta!/ Feliz o homem a quem o Senhor / não olha mais como sendo culpado , / e em cuja alma não há falsidade!

Eu confessei, afinal, meu pecado,/ e minha falta vos fiz conhecer./ Disse: “Eu irei confessar meu pecado!”/ E perdoastes, Senhor, minha falta.

Sois para mim proteção e refúgio;/ na minha angústia me haveis de salvar,/ e envolvereis a minha alma no gozo./ Regozijai-vos, ó justos, em Deus,/ e no Senhor exultai de alegria!/ Corações retos, cantai jubilosos!

Segunda Leitura (Gl 2,16.19-21)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: 16 Sabendo que ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo, nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo. Assim, fomos justificados pela fé em Cristo e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado.

19 Aliás, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo, eu fui pregado na cruz.

20 Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou.

21 Eu não desprezo a graça de Deus. Ora, se a justiça vem pela Lei, então Cristo morreu inutilmente.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 7,36-8,3)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.

37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com perfume.

39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.

40 Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, Mestre!”

41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?”

43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.

44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.

47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”. 48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”.

49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”

50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

8,1 Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3 Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Comentários