10º Domingo do Tempo Comum - Ano C

CRISTO FAZ BRILHAR A LUZ DA ESPERANÇA SOBRE A DOR E A MORTE
Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.
  • Abertura - O Senhor é minha luz

    O Senhor é minha luz, / Ele é minha salvação. / Que poderei temer? / Deus, minha proteção?

    1 - O Senhor é minha luz, / Ele é minha salvação. / O que é que vou temer? / Deus é minha proteção. / Ele guarda minha vida: / eu não vou ter medo, não! (2x)

    2 - Quando os maus vêm avançando, / procurando me acuar, / desejando ver meu fim, / querendo me matar. / Inimigos opressores / é que vão se liquidar. (2x)

    3 - Se um exército se armar / contra mim, não temerei. / Firme está meu coração, / sempre firme ficarei. / Se estourar uma batalha, / mesmo assim confiarei. (2x)

    4 - A Deus peço uma só coisa, / sei que ele vai me dar: / habitar em sua casa / todo tempo que eu durar, / para provar sua doçura / e no templo contemplar. (2x)

    5 - Ele vai me dar abrigo, / em sua casa vou morar. / Nestes tempos de aflição / sei que vai me agasalhar, / me escondendo em sua tenda / para na rocha eu me firmar. (2x)

    6 - A cabeça eu tenho erguida, / mesmo em meio de inimigos. / Ofereço um sacrifício, / pois livrou-me dos perigos. / Canto hinos com a viola, / o meu salmo a Deus eu digo. (2x)

    7 - Ó Senhor, ouve o meu grito / e de mim tem compaixão. / Eu te falo confiante, / firme está meu coração. / Eu procuro é tua face, / não me tires tua visão. (2x)

    8 - Em tua ira não me enxotes. / Só Tu podes me ajudar. / Não me deixes enjeitado. / Vem, Senhor, me segurar. / Se meus pais me abandonarem, / sei que vens me agasalhar. (2x)

    9 - Vem, me ensina teus caminhos / e me mostra a boa estrada. / Me protege do inimigo / que só pensa coisa errada. / Falsidade estão tramando, / tenho a vida amargurada. (2x)

    10 - Sei que eu hei de ver, um dia, / a bondade do Senhor: / lá, na terra dos viventes, / viverei no seu amor. / ‘Spera em Deus! Cria coragem! / ‘Spera em Deus, que é teu Senhor! (2x)

    11 - Glória a Deus que nos acolhe, / glória a Cristo Salvador. / Igualmente demos glória / ao Espírito de amor. / Deus é Mãe que nos consola, / cantaremos seu louvor. (2x)

  • Partilha - Teu sou

    1 - Eu não sou nada e do pó nasci, mas Tu me amas e morreste por mim. Diante da Cruz só posso exclamar. Teu sou, teu sou.

    Toma minhas mãos, te peço, toma meus lábios, te amo. Toma minha vida, ó Pai, teu sou, teu sou, teu sou, teu sou.

    2 - Quando de joelhos te olho, ó Jesus, vejo Tua grandeza e minha pequenez. Que posso dar-te eu? Só meu ser. Teu sou, teu sou.

  • Comunhão - O Pão do céu

    O Pão do céu, és Tu Jesus. Via de amor, nos transformas em Ti!

    1 - Não, Tu não deixaste fria a terra, Tu permaneceste entre nós. Nos alimentas de Ti. És o Pão da Vida, inflamas com o Teu amor Toda a humanidade.

    2 - Sim, trouxeste o céu sobre esta terra, Tu permaneceste entre nós, E nos leva contigo / A Tua casa, onde estaremos junto a Ti Toda a eternidade.

    3 - Não, a morte não pode nos causar medo, Tu permaneceste entre nós, E quem vive de Ti / Vive para sempre, Deus entre nós, Deus para nós Deus em meio a nós.

  • Louvor - Quero cantar ao Senhor

    Salmo 146/145

    1 - Por melhor que seja alguém, / chega o dia em que há de faltar. / Só o Deus vivo a palavra mantém / e jamais há de falhar.

    Quero cantar ao Senhor / sempre enquanto eu viver. / Hei de provar seu amor, / seu valor e seu poder.

    2 - Nosso Deus põe-se do lado / dos famintos e injustiçados, / dos pobres e oprimidos, / dos injustamente vencidos.

    3 - Ele barra o caminho dos maus / que exploram sem compaixão. / Mas dá força ao braço dos bons / que sustentam o peso do irmão.

    4 - Esse é o nosso Deus, / seu poder permanece sempre. / Sua força é a força da gente, / vamos todos louvar nosso Deus.

  • Envio - Quem nos separará

    Quem nos separará? / Quem vai nos separar / do amor de Cristo? / Quem nos separará? / Se Ele é por nós, / quem será, quem será contra nós? / Quem vai nos separar / do amor de Cristo? Quem será? (Rm 8,31-39)

    1 - Nem a angústia, / nem a fome, / nem nudez ou tribulação, / perigo ou espada, / toda perseguição.

    2 - Nem a morte, / nem a vida, / nem os anjos, dominações; / presente e nem futuro, / poderes, nem pressões!

    3 - Nem as forças / das alturas, / nem as forças das profundezas; / nenhuma das criaturas / nem toda a natureza.

Clique aqui e leia as leituras

Primeira Leitura (1Rs 17,17-24)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, 17 sucedeu que o filho da dona da casa caiu doente, e o seu mal era tão grave que ele já não respirava. 18 Então a mulher disse a Elias: “O que há entre mim e ti, homem de Deus? Porventura vieste à minha casa para me lembrares os meus pecados e matares o meu filho?”.

19 Elias respondeu-lhe: “Dá-me o teu filho!” Tomando o menino do seu regaço, levou-o ao aposento de cima onde ele dormia, e o pôs em cima do seu leito. 20 Depois, clamou ao Senhor, dizendo: “Senhor, meu Deus, até a viúva, em cuja casa habito como hóspede, queres afligir, matando-lhe seu filho?”.

21 Depois, por três vezes, ele estendeu-se sobre o menino e suplicou ao Senhor: “Senhor, meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino volte às suas entranhas”.

22 O Senhor ouviu a voz de Elias: a alma do menino voltou a ele e ele recuperou a vida. 23 Elias tomou o menino, desceu com ele do aposento superior para o interior da casa, e entregou-o à sua mãe, dizendo: “Eis aqui o teu filho vivo”. 24 A mulher exclamou: “Agora vejo que és um homem de Deus, e que a palavra do Senhor é verdadeira em tua boca”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 29)

Eu vos exalto,/ ó Senhor,/ pois me livrastes,/ e preservastes minha vida da morte!

Eu vos exalto,/ ó Senhor,/ pois me livrastes,/ e preservastes minha vida da morte!

Eu vos exalto,/ ó Senhor,/ pois me livraste,/ e não deixastes rir de mim meus inimigos!/ Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes , / quando estava já morrendo!

Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,/ dai-lhe graças e invocai seu santo nome!/ Pois sua ira dura apenas um momento,/ mas sua bondade permanece a vida inteira;/ se à tarde vem o pranto visitar-nos,/ de manhã vem saudar-nos a alegria.

Escutai-me,/ Senhor Deus,/ tende piedade!/ Sede, Senhor,/ o meu abrigo protetor!/ Transformastes o meu pranto em uma festa,/ Senhor meu Deus,/ eternamente hei de louvar-vos!

Segunda Leitura (Gl 1,11-19)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

11 Asseguro-vos, irmãos, que o evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. 12 Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. 13 Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14 e como progredia no judaísmo, mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas.

15 Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16 se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17 nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18 Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19 E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 7,11-17)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11 Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12 Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13 Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” 14 Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15 O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16 Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”.

17 E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Comentários