Ceia do Senhor - Ano C

Quinta-feira da Semana Santa.
PÃO E VINHO: MEMÓRIA DE CRISTO JESUS QUE SE DÁ EM FAVOR DE TODOS.

Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.

Leia as leituras

  • Abertura - Nós nos gloriamos na cruz

    Letra e Música: Pe. José Freitas Campos (CD Cantos da Semana Santa - Paulinas)

    Nós nos gloriamos na cruz de Nosso Senhor, / que hoje resplandece com o novo mandamento do amor.

    1 - Na Ceia da Nova Aliança, Jesus na tarde santa ao Pai se entregou. / Na Ceia que hoje acontece o povo oferece a Deus o seu louvor.

    2 - Comer e beber pão e vinho, sinais de carinho, anúncio do amor! / Na luta de cada jornada, a cruz é pesada. Salvai-nos, Senhor!

    3 - Viver, partilhar, cada dia, a dor, a alegria, nos faz celebrar: / a Páscoa de Cristo, de novo, na vida do povo pra ressuscitar.

    4 - O povo carrega tua cruz no escuro e na luz, marchando assim vai. / A cruz plenifica a vida, resposta sofrida, vontade do Pai.

  • Aclamação - Eu vos dou um novo mandamento

    Versão e Música: Pe. Ney Brasil Pereira (CD Cantos da Semana Santa - Paulinas)

    Eu vos dou um novo mandamento: / “Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei”, disse o Senhor. (2x)

    Estrofe 8 - O Senhor, na Quinta-feira Santa, pôs água na bacia / e começou a lavar os pés dos seus discípulos.

  • Rito do Lava-pés - Jesus, erguendo-se da Ceia

    Letra e Música: Valdeci Farias (CD Liturgia III / CD Tríduo Pascal I - Paulus / CD Cantos da Semana Santa - Paulinas)

    1 - Jesus, erguendo-se da Ceia, / jarro e bacia tomou, / lavou os pés dos discípulos, / este exemplo nos deixou. / Aos pés de Pedro inclinou-se. / - Ó Mestre, não, por quem és?! / “Não terás parte comigo, / se não lavar os teus pés.” (2x)

    2 - És o Senhor, Tu és o Mestre, / os meus pés não lavarás. / “O que ora faço não sabes, / mas depois compreenderás. / Se Eu, vosso Mestre e Senhor, / vossos pés hoje lavei, / lavai os pés uns dos outros, / eis a lição que vos dei.” (2x)

    3 - “Eis como irão reconhecer-vos, / como discípulos meus / se vos amais uns aos outros”, / disse Jesus para os seus. / “Dou-vos novo mandamento, / deixo ao partir nova lei: / Que vos ameis uns aos outros, / assim como Eu vos amei.” (2x)

  • Rito do Lava-pés - Amar e servir

    Letra e Música: Pe. Ney Brasil Pereira

    Amar e servir, servir e amar, / a exemplo daquele que veio servir./ E a seus amigos os pés quis lavar, / eis o compromisso: amar e servir.

    1 - Se Eu, vosso Mestre, lavei-vos os pés, / se Eu, o Senhor, por vós me humilhei, / também vós deveis lavar-vos os pés, / amar uns aos outros, como Eu vos amei!

    2 - O servo não é maior que o Senhor, / nem o enviado, de quem o enviou: / Felizes de vós se o compreenderdes / e o praticardes, felizes sereis.

    3 - Um novo preceito, eis o que vos dou: / “Amai uns aos outros, como Eu vos amei!” / É nisto que todos hão de saber / que sois meus discípulos se o amor vos unir!

    4 - Ninguém tem maior amor do que aquele / que dá a própria vida pelos seus amigos! / Vós sois meus amigos, se praticardes / o que vos mandei: Amar e servir!

  • Partilha - Sê bendito, Senhor, para sempre

    Letra: Frei José Moacyr Cadenassi / Música: Júlio Cézar Marques Ricarte (CD CF 2008 - Paulus)

    1 - Sê bendito, Senhor, para sempre / pelos frutos das nossas jornadas! / Repartidos na mesa do Reino, / anunciam a paz almejada!

    Senhor da vida, Tu és a nossa salvação! / Ao prepararmos a tua mesa, em ti / buscamos ressurreição!

    2 - Sê bendito, Senhor, para sempre / pelos mares, os rios e as fontes! / Nos recordam a tua justiça, / que nos leva a um novo horizonte!

    3 - Sê bendito, Senhor, para sempre / pelas bênçãos qual chuva torrente! / Tu fecundas o chão desta vida / que abriga uma nova semente

  • Comunhão - Eu quis comer esta Ceia agora

    Letra e Música: Valdeci Farias (CD Tríduo Pascal I - Paulus)

    1 - Eu quis comer esta ceia agora, / pois vou morrer, já chegou minha hora.

    Comei, tomai! É meu Corpo e meu Sangue que dou, / vivei no amor, / eu vou preparar a Ceia na Casa do Pai. (bis)

    2 - Comei o pão: é meu Corpo imolado / por vós; perdão para todo pecado.

    3 - E vai nascer do meu Sangue a esperança, / o amor, a paz: uma nova aliança.

    4 - Vou partir; deixo o meu testamento: / Vivei no amor! Eis o meu mandamento.

    5 - Irei ao Pai: sinto a vossa tristeza; / porém, no céu, vos preparo outra mesa.

    6 - De Deus virá o Espírito Santo, / que vou mandar pra enxugar vosso pranto.

    7 - Eu vou, mas vós me vereis novamente; / estais em mim e Eu em vós estou presente.

    8 - Crerá em mim e estará na verdade / quem vir cristãos na perfeita unidade.

  • Transladação do Santíssimo Sacramento - Tão Sublime Sacramento

    Letra e Música: São Tomás de Aquino (CD Adoremos 96 - Gravadora Louvemos)

    1 - Tão sublime Sacramento / adoremos neste altar; / pois o Antigo Testamento / deu ao Novo seu lugar. / Venha a fé por suplemento / os sentidos completar.

    2 - Ao Eterno Pai cantemos / e a Jesus, o Salvador. / Ao Espírito exaltemos, / na Trindade, eterno amor. / Ao Deus Uno e Trino demos / a alegria do louvor. Amém. (2x)

Comentários