Sexta-feira da Paixão do Senhor - Ano C

NA CRUZ DE CRISTO TODOS SOMOS REDIMIDOS

Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.

Leia as leituras

  • Aclamação - Salve, ó Cristo obediente

    Letra: Reginaldo Veloso / Música: Pe. Sílvio Milanez (CD Liturgia XIII, f.17 - Paulus)

    Salve, ó Cristo obediente! / Salve, amor onipotente, / que te entregou à cruz / e te recebeu na luz!

    1 - O Cristo obedeceu até a morte, / humilhou-se e obedeceu o bom Jesus, / humilhou-se e obedeceu sereno e forte, / humilhou-se e obedeceu até a cruz.

    2 - Por isso o Pai do céu o exaltou; / exaltou-o e lhe deu um grande nome; / exaltou-o, e lhe deu poder e glória, / diante dele céus e terra se ajoelhem!

  • Adoração da Cruz - Lamentos do Senhor

    Letra: Missal Romano / Música: Pe. J. Ximenes (CD Liturgia III - Paulus)

    1 - Povo meu, que te fiz Eu? / Dize: Em que te contristei? / Por que à morte me entregaste? / Em que foi que Eu te faltei?

    Deus Santo, / Deus forte, / Deus imortal, / tende piedade de nós!

    2 - Eu te fiz sair do Egito, / com maná te alimentei. / Preparei-te bela terra. / Tu, a cruz para o teu Rei!

    3 - Bela vinha eu te plantara, / tu plantaste a lança em mim. / Águas doces Eu te dava, / foste amargo até o fim!

    4 - Flagelei por ti o Egito, / primogênitos matei. / Tu, porém, me flagelaste, / entregaste o próprio Rei!

    5 - Eu te abri o Mar Vermelho, / tu me abriste o coração. / A Pilatos me levaste, / Eu levei-te pela mão.

    6 - Só na cruz tu me exaltaste / quando em tudo te exaltei. / Que mais podia Eu ter feito? / Em que foi que te faltei?

  • Adoração da Cruz - Fiel madeiro da Santa Cruz

    DR / Folcmúsica Religiosa (CD Tríduo Pascal I - Paulus)

    Fiel madeiro da Santa Cruz, / ó árvore sem rival! / Que selva outro lenho produz, / que traga em si fruto igual? / Quão doce peso conduz, / ó lenho celestial! / Fiel madeiro da Santa Cruz, / ó árvore sem rival!

    1 - Cantem meus lábios a luta / que sobre a cruz se travou; / cantem o nobre triunfo / que no madeiro alcançou / o Redentor do Universo, / quando por nós se imolou.

    2 - O Criador teve pena / do primitivo casal, / que foi ferido de morte,/ comendo o fruto fatal, / e marcou logo outra árvore / para curar-nos do mal.

    3 - Tal ordem foi exigida / na obra da Salvação: / cai o inimigo no laço / de sua própria invenção. / Do próprio lenho da morte / Deus fez nascer redenção.

    4 - Na plenitude dos tempos, / a hora santa chegou / e, pelo Pai enviado, / nasceu do mundo o autor; / e duma Virgem no seio / a vossa carne tomou.

    5 - Seis lustros tendo passado, / cumpriu a sua missão, / só para ela nascido, / livre se entrega à Paixão. / Na cruz se eleva o Cordeiro, / como perfeita oblação.

    6 - Glória e poder à Trindade. / Ao Filho, louvor. Honra ao Espírito Santo, / eterna glória ao Senhor, / que nos salvou pela graça / e nos remiu pelo amor.

  • Adoração da Cruz - Bendita e louvada seja

    Folcmúsica Religiosa (CD As mais lindas canções da Igreja Católica - Gravadora Louvemos)

    1 - Bendita e louvada seja / no céu a divina luz, / e nós também, cá na terra, / louvemos a Santa Cruz! (2x)

    2 - Os céus cantam a vitória / de Nosso Senhor Jesus; / cantemos também na terra / louvores à Santa Cruz! (2x)

    3 - Sustenta gloriosamente / nos braços ao bom Jesus; / sinal de esperança e vida / o lenho da Santa Cruz! (2x)

    4 - Humildes e confiantes / levemos a nossa cruz / seguindo o sublime exemplo / de Nosso Senhor Jesus! (2x)

    5 - Cordeiro imaculado, / por todos morreu Jesus; / pagando as nossas culpas, / é Rei pela sua Cruz! (2x)

    6 - É arma em qualquer perigo / é raio de eterna luz; / bandeira vitoriosa / o santo sinal da Cruz! (2x)

    7 - Ao povo, aqui reunido, / dai graças, perdão e luz; / salvai-nos, ó Deus clemente, / em nome da Santa Cruz! (2x)

  • Adoração da Cruz - Vitória, tu reinarás

    Letra: David Julien (as três primeiras estrofes; Reginaldo Veloso (as demais estrofes) / Música: Melodia eslava (CD As mais lindas canções da Igreja Católica - Gravadora Louvemos / CD Festas Litúrgicas IV -Paulus)

    Vitória, tu reinarás! Ó Cruz, tu nos salvarás! (bis)

    1 - Brilhando sobre o mundo / que vive sem tua luz. / Tu és um sol fecundo / de amor e de paz, ó Cruz!

    2 - Aumenta a confiança / do pobre e do pecador. / Confirma nossa esperança / na marcha para o Senhor.

    3 - À sombra dos teus braços / a Igreja viverá. / Por ti no eterno abraço / o Pai nos acolherá.

    4 - Nós vamos à Cidade, / e lá Eu irei sofrer. / Serei crucificado, / mas hei de reviver!

    5 - Vocês não são do mundo, / do mundo os escolhi. / Se o mundo os odeia, / primeiro odiou a mim.

    6 - Vocês vão ter no mundo / tristezas e aflição. / Mas Eu venci o mundo, / coragem!... e vencerão.

    7 - Se o grão, que cai na terra, / não morre, fica só... / Se morre, germina e cresce, / seu fruto será maior.

    8 - Pois era necessário / um só sofrer por todos. / E, assim, os separados / formarem um só povo.

    9 - Escutem meu mandamento, / reparem como os amei! / Por todos Eu dei a vida, / se amem, assim, vocês.

    10 - Se alguém quer ser meu servo, / me siga e, então, verá. / Esteja onde Eu estiver, / meu Pai o honrará.

  • Partilha - Bendito és Tu

    Letra: Frei José Moacyr Cadenassi / Música: Pe. Ney Brasil Pereira (CD CF 2008 - Paulus)

    1 - Bendito és Tu, ó Deus Criador, / revestes o mundo da mais fina flor; / restauras o fraco que a ti se confia / e, junto aos irmãos, em paz o envias.

    Ó Deus do universo, és Pai e Senhor, / por tua bondade recebe o louvor! (bis)

    2 - Bendito és Tu, ó Deus Criador, / por quem aprendeu o gesto de amor: / colher a fartura e ter a beleza / de ser a partilha dos frutos na mesa!

    3 - Bendito és Tu, ó Deus Criador, / fecundas a terra com vida e amor! / A quem aguardava um canto de festa, / a mesa promete eterna seresta!

  • Comunhão - Minha alma se esvai

    Letra: José Thomaz Filho / Música: Frei Fabreti (CD Liturgia III - Paulus)

    1 - Minha alma se esvai em tristeza, / e meus anos se vão em gemidos; enganado / por meus opressores, / só em ti eu encontro abrigo!

    Atende, Senhor, o clamor do meu coração: “O meu espírito entrego em tuas mãos!”

    2 - Quanta angústia!... Meus olhos são tristes, / e me vejo qual vaso partido. / Mas tua face é a luz que procuro, / de tua vista eu não seja excluído.

    3 - Às ocultas me dizem blasfêmias, / por tua graça tão plena me salves! / Em correntes pesadas me ataram, / vem depressa, Senhor, libertar-me!

    4 - Tem piedade de mim, Senhor Santo! / Sê a casa que possa abrigar-me! / Ao meu lado só tramam a morte, / mas confio que vens libertar-me.

  • Comunhão - Com amor eterno, Eu te amei

    Letra e Música: Ir. Míria Therezinha Kolling (CD O Senhor, minha festa - Paulus)

    Com amor eterno eu te amei. / Dei a minha vida por amor. / Agora, vai, também, ama o teu irmão. (2x)

    1 - Já não somos servos, mas os teus amigos. / À tua mesa nos sentamos / pra comermos deste pão.

    2 - Que nossa amizade se estenda a todos, / pois o Cristo nos ensina / que o amor é dom total.

    3 - Terá recompensa até um copo d’água. / O amor, que é verdadeiro, / se traduz em gesto e vida.

    4 - Cristo, partilhando sua graça e vida, / quer que unidos a vivamos / também entre os irmãos.

    5 - Se permanecermos no amor de Cristo, / viveremos sua mensagem / de esperança e alegria.

    6 - O pão da alegria nos alimentou. / Que ele seja nossa força / e nos sustente na caminhada.

  • Comunhão - Eu vim para que todos tenham vida

    Letra e Música: Pe. José Weber (CD Liturgia XIII - Paulus / CD Campanha da Fraternidade/Memória Histórica (1970-2002) - Paulinas)

    Eu vim para que todos tenham vida, / que todos tenham vida plenamente.

    1 - Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; / reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão. / Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.

    2 - “Eu passei fazendo o bem, Eu curei todos os males”, / hoje és minha presença junto a todo sofredor. / Onde sofre o teu irmão, Eu estou sofrendo nele.

    3 - Quem comer o Pão da Vida viverá eternamente; / tenho pena deste povo que não tem o que comer. / Onde está um irmão com fome, Eu estou com fome nele.

    4 - “Entreguei a minha vida pela salvação de todos”, / reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes. / Onde morre o teu irmão, Eu estou morrendo nele.

    5 - “Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido”, / busca, salva e reconduze a quem perdeu toda esperança. / Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

    6 - Não apago o fogo tênue do pavio que ainda fumega; / reconstrói e reanima toda vida que se apaga. / Onde vive o teu irmão, Eu estou vivendo nele.

    7 - “Salvará a sua vida quem a perde, quem a doa”. / Eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus. / Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

    8 - “Da ovelha desgarrada Eu me fiz o Bom Pastor”; / reconduze, acolhe e guia a quem de mim se extraviou. / Onde acolhes teu irmão, tu me acolhes, também, nele.

    9 - “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo”, / é presença e alimento nesta santa comunhão. / Onde está o teu irmão, Eu estou, também, com ele.

Comentários