Vigília Pascal - Ano C

VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA
SÁBADO DA SEMANA SANTA
“BANHADOS EM CRISTO, SOMOS UMA NOVA CRIATURA” (Rm 6,4)

Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.

Leia as leituras

  • Acendimento das velas - Dentro de mim

    Letra e Música: Pe. Zezinho

    1 - Dentro de mim existe uma luz / que me mostra por onde eu deverei andar. / Dentro de mim também mora Jesus, / que me ensina o seu jeito de amar.

    Minha luz é Jesus, / e Jesus me conduz / pelos caminhos da paz.

    2 - Dentro de mim existe um farol / que me mostra por onde deverei remar. / Dentro de mim Jesus Cristo é o sol, / que me ensina o seu jeito de sonhar.

    3 - Dentro de mim existe um amor / que me faz entender o meu irmão. / Dentro de mim Jesus Cristo é o calor, / que aqueceu pra valer meu coração.

  • Proclamação da Páscoa - Exulte de alegria

    Letra: Reginaldo Veloso / Música: Frei Tito Medeiros (CD Tríduo Pascal II - Paulus)

    Exulte de alegria / dos anjos a multidão, / exultemos, também, nós / por tão grande salvação! / Do grande Rei a vitória / cantemos o resplendor: / das trevas surgiu a glória, / da morte o Libertador.

    Pres.: – O Senhor esteja convosco!

    Ass.: – Ele está no meio de nós.

    Pres.: – Os corações para o alto!

    Ass.: – A Deus ressoe nossa voz.

    1 - No esplendor desta noite, / que viu os hebreus libertos, / nós os cristãos bem despertos / brademos: morreu a morte!

    Bendito seja / Cristo Senhor, / que é do Pai / imortal esplendor! (bis)

    2 - No esplendor desta noite, / que viu vencer o Cordeiro, / por Cristo salvos, cantemos / a seu Sangue justiceiro!

    3 - No esplendor desta noite, / que viu ressurgir Jesus / do sepulcro, exultemos / pela vitória da Cruz!

    4 - Noite mil vezes feliz, / Deus por nós seu Filho deu, / o Filho salva os escravos, / quem tanto amor mereceu?

    5 - Noite mil vezes feliz, / oh! feliz culpa de Adão, / que mereceu tanto amor, / que recebeu tal perdão!

    6 - Noite mil vezes feliz, / aniquilou-se a maldade, / as algemas se quebraram, / despontou a liberdade!

    7 - Noite mil vezes feliz, / o opressor foi despojado, / os pobres, enriquecidos, / o céu à terra irmanado!

    8 - Noite mil vezes feliz, / em círio de virgem cera, / nova esperança se acende / no seio da tua Igreja!

    9 - Noite mil vezes feliz, / noite clara como o dia, / na luz de Cristo glorioso / exultemos de alegria!

  • Proclamação da Páscoa - Exulte o céu e os anjos triunfantes

    DR (CD Cantos da Semana Santa - Paulinas)

    Solo 1 - Exulte o céu e os anjos triunfantes, / mensageiros de Deus, desçam cantando; / façam soar trombetas fulgurantes, / a vitória de um rei anunciando.

    Solo 2 - Alegre-se também a terra amiga, / que, em meio a tantas luzes, resplandece; / e, vendo dissipar-se a treva antiga, / ao sol do eterno rei brilha e se aquece.

    Solo 1 - Que a mãe Igreja alegre-se igualmente, / erguendo as velas deste fogo novo, / e escute, reboando de repente, / o Aleluia cantado pelo povo.

    Pres.: – O Senhor esteja convosco.

    Ass.: – Ele está no meio de nós.

    Pres.: – Corações ao alto.

    Ass.: – O nosso coração está em Deus.

    Pres.: – Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

    Ass.: – É nosso dever e nossa salvação.

    Solo 1 - Sim, verdadeiramente é bom e justo / cantar ao Pai de todo o coração / e celebrar seu Filho Jesus Cristo, / tornado para nós um novo Adão.

    Solo 2 - Foi Ele quem pagou do outro a culpa / quando por nós à morte se entregou: / para apagar o antigo documento, / na cruz todo o seu sangue derramou. / Oh! noite de alegria verdadeira, / que une de novo o céu e a terra inteira!

    Solo 1 - Pois eis agora a Páscoa, nossa festa, / em que o real Cordeiro se imolou: / marcando nossas portas, nossas almas, / com seu divino sangue nos salvou.

    Solo 2 - Esta é, Senhor, a noite em que do Egito / retirastes os filhos de Israel, / transpondo o Mar Vermelho a pé enxuto, / rumo à terra onde correm leite e mel. / Oh! noite de alegria...

    Solo 1 - Oh! noite em que a coluna luminosa / as trevas do pecado dissipou, / e aos que creem no Cristo em toda a terra, / em novo povo eleito congregou!

    Solo 2 - Oh! noite em que Jesus rompeu o inferno, / ao ressurgir da morte vencedor: / de que nos valeria ter nascido, / se não nos resgatasse em seu amor? / Oh! noite de alegria...

    Solo 1 - Ó Deus, quão estupenda caridade / vemos no vosso gesto fulgurar: / não hesitais em dar o próprio Filho / para a culpa dos servos resgatar.

    Solo 2 - Oh! pecado de Adão indispensável, / pois o Cristo o dissolve em seu amor; / oh! culpa tão feliz que há merecido a graça de um tão grande Redentor! / Oh! noite de alegria...

    Solo 1 - Pois esta noite lava todo crime, / liberta o pecador de seus grilhões, / dissipa o ódio e dobra os poderosos, / enche de luz e paz os corações.

    Solo 2 - Oh! noite de alegria verdadeira / que prostra o Faraó e ergue os hebreus, / que une de novo ao céu a terra inteira, / pondo na treva humana a luz de Deus. / Oh! noite de alegria...

    Solo 1 - Na graça desta noite, o vosso povo / acende um sacrifício de louvor; / acolhei, ó Pai santo, o fogo novo: / não perde ao dividir-se o seu fulgor.

    Solo 2 - Cera virgem de abelha generosa / ao Cristo ressurgido trouxe a luz: / eis de novo a coluna luminosa, / que o vosso povo para o céu conduz. / Oh! noite de alegria...

    Solo 1 - O Círio que acendeu as nossas velas / possa esta noite toda fulgurar; / misture sua luz à das estrelas, / cintile quando o dia despontar.

    Solo 2 - Que ele possa agradar-vos como o Filho, / que triunfou da morte e vence o mal. / Deus, que a todos acende no seu brilho, / e um dia voltará sol triunfal! / Oh! noite de alegria...

  • Aspersão - Banhados em Cristo

    Versão: Ione Buyst / Música: DR (CD Tríduo Pascal II e CD CF 2008 - Paulus)

    Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. / As coisas antigas já se passaram, / somos nascidos de novo.

    Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

  • Partilha - Eu creio num mundo novo

    Letra e Música: Pe. Geraldo Pennock (CD Dia do Senhor - Paulus)

    Eu creio num mundo novo, / pois Cristo ressuscitou! / Eu vejo sua luz no povo, / por isso alegre estou!

    1 - Em toda pequena oferta, / na força da união, / no pobre que se liberta, / eu vejo ressurreição!

    2 - Na mão que foi estendida, / no dom da libertação, / nascendo uma nova vida, / eu vejo ressurreição!

    3 - Nas flores oferecidas / e quando se dá o perdão, / nas dores compadecidas, / eu vejo ressurreição!

    4 - Nos homens que estão unidos / com outros partindo o pão, / nos fracos fortalecidos, / eu vejo ressurreição.

    5 - Na fé dos que estão sofrendo, / no riso do meu irmão, / na hora em que está morrendo, / eu vejo ressurreição!

  • Partilha - Bendito sejas, ó Rei da glória!

    Letra e Música: Pe. José Cândido da Silva (CD Liturgia X - Paulus)

    1 - Bendito sejas, ó Rei da glória! / Ressuscitado, Senhor da Igreja! / Aqui trazemos as nossas ofertas.

    Vê com bons olhos nossas humildes ofertas; / tudo o que temos seja pra ti, ó Senhor!

    2 - Vidas se encontram no altar de Deus, / gente se doa, dom que se imola. / Aqui trazemos as nossas ofertas.

    3 - Maior motivo de oferenda, / pois o Senhor ressuscitou, / para que todos tivéssemos vida.

    4 - Irmãos da terra, irmãos do céu, / juntos cantemos glória ao Senhor. / Aqui trazemos as nossas ofertas.

  • Comunhão - Antes da morte e ressurreição de Jesus

    Letra: D. Carlos A. Navarro / Música: Valdeci Farias (Cantai - CD 22)

    1 - Antes da morte e ressurreição de Jesus, / Ele, na Ceia, quis se entregar: / deu-se em comida e bebida pra nos salvar.

    E, quando amanhecer / o dia eterno, a plena visão, / ressurgiremos por crer / nesta vida escondida no pão. (bis)

    2 - Para lembrarmos a morte, a cruz do Senhor, / nós repetimos como Ele fez: / gestos, palavras, até que volte outra vez.

    3 - Este banquete alimenta o amor dos irmãos / e nos prepara a glória do céu; / Ele é a força na caminhada pra Deus.

    4 - Eis o Pão vivo mandado a nós por Deus Pai! / Quem o recebe não morrerá; / no último dia vai ressurgir, viverá.

    5 - Cristo está vivo, ressuscitou para nós! / Esta verdade vai anunciar / a toda a terra, com alegria, a cantar.

  • Envio - Nossa vida é um louvor a Deus

    Letra e Música: Pe. José Cândido da Silva (Cantai - CD 1)

    1 - Nossa vida é um louvor a Deus / pelas suas maravilhas. / Todo dia se tornou domingo, / toda vida vem de Deus.

    Ressurgiu Cristo Deus, / vamos cantar, aleluia! (bis)

    2 - Vida nova em todo o universo, / tudo se unificou. / Deus se reconciliou com os homens / em Jesus, o Salvador.

Comentários