19º Domingo do Tempo Comum - Ano C



Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.
  • Abertura - Vigia esperando a aurora (Mons. Jonas Abib)
    Vigia esperando a aurora qual noiva esperando o amor, é assim que o servo espera a vinda do seu Senhor. É assim que o servo espera a vinda do seu Senhor.
    Ao longe, um galo vai cantar seu canto. O sol no céu vai estender seu manto. Na madrugada eu estarei desperto. Que já vem perto o dia do Senhor.
    A minha voz vai acordar meu povo. Louvando a Deus que faz um mundo novo. Não vou ligar se a madrugada é fria. Que um novo dia logo vai chegar.
    Se é noite escura, acendo a minha tocha. Dentro do peito o sol já desabrocha. Filho da luz, não vou dormir, vigio: Ao mundo frio vou levar o amor!
  • Aclamação ao Evangelho
    Aleluia, aleluia, aleluia!
    É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis, não!
  • Oferendas/Partilha - As sementes que me deste
    Letra e Música: José Acácio Santana (CD Mestre, onde Estás? - Paulinas)
    1 - As sementes que me deste e que não eram pra guardar, / pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
    Dos meus dons que recebi pelo Espírito do amor, / trago os frutos que colhi e em tua mesa quero pôr. (bis)
    2 - Pelos campos deste mundo quero sempre semear / os talentos que me deste para eu mesmo cultivar.
    3 - Quanto mais eu for plantando, mais terei para colher, / quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.
  • Comunhão - Bem-vindos à mesa do Pai
    Letra e Música: Pe. José Freitas Campos (CD Tua Palavra Permanece - Paulinas)
    1 - Bem-vindos à mesa do Pai, onde o Filho se faz fraternal refeição. / É Cristo a forte comida, o pão que dá vida com amor-comunhão.
    Vinde, ó irmãos, adorar, / vinde adorar o Senhor. / A Eucaristia nos faz Igreja, / comunidade de amor. (bis)
    2 - Partimos o único pão, no altar refeição, oh! mistério de amor! / Nós somos sinais de unidade na fé, na verdade, convosco, ó Senhor.
    3 - No longo caminho que temos, o pão que comemos nos sustentará. / É Cristo o pão repartido, que o povo sofrido vem alimentar.
    4 - Há gente morrendo de fome, sofrendo e sem nome, sem terra e sem lar. / Não é a vontade de Deus, pois Jesus, Filho seu, quis por nós se doar.
    5 - Queremos servir a Igreja na plena certeza de nossa missão, / vivendo, na Eucaristia, o pão da alegria e da libertação.
  • Louvor - Louvar e agradecer
    Comunidade Recado - Compositor: Rilson Fraga
    Quero louvar e agradecer
    Porque você Senhor, mostrou-me a vida
    Agora eu sei o quanto o amo
    O quanto preciso de você

    Seguir seu andar por toda a vida
    Eu quero sentir seu calor, seu amor
    Pulsando em meu ser
    Fazendo em mim maravilhas
  • Envio - Feliz de quem caminha
    Letra: Pe. Pedro Brito Guimarães / Música: Frei Fabreti (CD O Espírito da Missão - Paulus)
    Feliz de quem caminha tendo Deus no coração, / quem faz da sua vida uma eterna procissão. (2x)
    1 - Escolhi o Cristo / como companhia, / escolhi o Reino / como vocação, / escolhi o mundo / como moradia, / escolhi o pobre / como meu irmão.
    2 - Quero ver o mundo / com o teu olhar, / e a dor da vida, / com teu coração. / Vou levar ajuda / a quem precisar, / vou cantar a vida / como uma canção.
    3 - Quero descobrir / minha vocação: / leiga, religiosa / ou sacerdotal. / Quero ver meu povo / todo em missão, / numa Igreja toda / ministerial.
Clique aqui e leia as leituras



Primeira Leitura (Sb 18,6-9)


Leitura do Livro da Sabedoria:
6 A noite da libertação fora predita a nossos pais, para que, sabendo a que juramento tinham dado crédito, se conservassem intrépidos. 7 Ela foi esperada por teu povo, como salvação para os justos e como perdição para os inimigos.
8 Com efeito, aquilo com que punistes nossos adversários serviu também para glorificar-nos, chamando-nos a ti.
9 Os piedosos filhos dos bons ofereceram sacrifícios secretamente e, de comum acordo, fizeram este pacto divino: que os santos participariam solidariamente dos mesmos bens e dos mesmos perigos. Isso, enquanto entoavam antecipadamente os cânticos de seus pais.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 32)


— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!/ Aos retos fica bem glorificá-lo./ Feliz o povo cujo Deus é o Senhor,/ e a nação que escolheu por sua herança!
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas,/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!
Segunda Leitura (Hb 11,1-2.8-19)

Leitura da Carta aos Hebreus:
Irmãos: 1 A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem.
2 Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8 Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia.
9 Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os coerdeiros da mesma promessa. 10 Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor.
11 Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa.
12 É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Lc 12,32-48)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 32 “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33 Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34 Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
35 Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36 Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.
37 Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar à mesa e, passando, os servirá. 38 E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar.
39 Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40 Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41 Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?”
42 E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa, para dar comida a todos na hora certa? 43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44 Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45 Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do Senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48 Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Décimo Nono Domingo do Tempo Comum

A Palavra de Deus que a liturgia de hoje nos propõe convida-nos à vigilância: o verdadeiro discípulo não vive de braços cruzados, numa existência de comodismo e resignação, mas está sempre atento e disponível para acolher o Senhor, para escutar os seus apelos e para construir o “Reino”.
A primeira leitura apresenta-nos as palavras de um “sábio” anónimo, para quem só a atenção aos valores de Deus gera vida e felicidade. A comunidade israelita – confrontada com um mundo pagão e imoral, que questiona os valores sobre os quais se constrói a comunidade do Povo de Deus – deve, portanto, ser uma comunidade “vigilante”, que consegue discernir entre os valores efémeros e os valores duradouros.
A segunda leitura apresenta Abraão e Sara, modelos de fé para os crentes de todas as épocas. Atentos aos apelos de Deus, empenhados em responder aos seus desafios, conseguiram descobrir os bens futuros nas limitações e na caducidade da vida presente. É essa atitude que o autor da Carta aos Hebreus recomenda aos crentes, em geral.
O Evangelho apresenta uma catequese sobre a vigilância. Propõe aos discípulos de todas as épocas uma atitude de espera serena e atenta do Senhor, que vem ao nosso encontro para nos libertar e para nos inserir numa dinâmica de comunhão com Deus. O verdadeiro discípulo é aquele que está sempre preparado para acolher os dons de Deus, para responder aos seus apelos e para se empenhar na construção do “Reino”.
Fonte: http://evangelhoquotidiano.org/

Comentários