20º Domingo do Tempo Comum - Ano C

 Liturgia Romana

Sugestões de músicas para Missa/Celebração da Palavra.
  • Abertura - O profeta

    DR (CD Festas Litúrgicas II - Paulus)

    1 - Antes que Eu te formasse dentro do seio de tua mãe, / antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei. / Para ser meu profeta entre as nações, Eu te escolhi. / Irás onde enviar-te e o que te mando proclamarás!

    Tenho que gritar, / tenho que arriscar, / ai de mim, se não o faço! / Como escapar de ti, / como calar / se tua voz arde em meu peito? / Tenho que andar, / tenho que lutar, / ai de mim, se não o faço! / Como escapar de ti, / como calar / se tua voz arde em meu peito?

    2 - Não temas arriscar-te, porque contigo Eu estarei, / não temas anunciar-me em tua boca Eu falarei. / Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar. / Para edificar, destruirás e plantarás!

    3 - Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe, / deixa a tua casa, porque a terra gritando está. / Nada tragas contigo, pois a teu lado Eu estarei. / É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.

  • Aclamação ao Evangelho

    Aleluia, aleluia, aleluia!

    Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar.

  • Oferendas/Partilha - Oração pela messe

    Letra e Música: Pe. Zezinho (CD Fazedores da Paz - Paulinas)

    Poucos os operários, poucos trabalhadores, / e a fome do povo aumenta mais e mais. / És o Senhor da messe, / ouve esta nossa prece, / põe sangue novo nas veias da tua Igreja.

    1 - Falta pão porque falta trigo, / falta trigo porque não semeiam / e faltam semeadores / porque ninguém foi lá fora chamar. / Falta fé porque não se ouve, / não se ouve porque não se fala / e falta esse jeito novo / de levar luz e de profetizar.

    2 - Falta gente pra ir ao povo, / descobrir por que o povo se cala, / pastores e animadores / pra incentivar o teu povo a falar. / Falta luz porque não se acende, / não se acende porque faltam sonhos / e falta esse jeito novo / de levar luz e falar de Jesus.

  • Comunhão - O Pão do céu

    O Pão do céu, és Tu Jesus. Via de amor, nos transformas em Ti!

    1 - Não, Tu não deixaste fria a terra, Tu permaneceste entre nós. Nos alimentas de Ti. És o Pão da Vida, inflamas com o Teu amor Toda a humanidade.

    2 - Sim, trouxeste o céu sobre esta terra, Tu permaneceste entre nós, E nos leva contigo / A Tua casa, onde estaremos junto a Ti Toda a eternidade.

    3 - Não, a morte não pode nos causar medo, Tu permaneceste entre nós, E quem vive de Ti / Vive para sempre, Deus entre nós, Deus para nós Deus em meio a nós.

  • Envio - Bem-aventurados os misericordiosos(Hino JMJ Cracóvia 2016)

    Título original: Błogosławieni Miłosierni / Letra: Jakub Blycharz / Versão: Pe. Zezinho, scj, Pe. Joãozinho, scj e Jonas Rodrigues (Versão oficial aprovada pela CNBB)

    Levantarei meu olhar aos montes
    De onde o auxílio virá
    Deus é a força de quem tem fé
    Misericórdia Ele é

    Quando erramos Ele é por nós
    Mostra-nos o colo do Pai
    Com seu sangue libertador
    Livra do mal e da dor

    Bem aventurados os misericordiosos
    Porque eles alcançarão misericórdia

    Sem seu perdão quando eu cair
    Quem poderá me levantar?
    Se Deus perdoa quem somos nós
    Para não perdoar?

    O sangue de Cristo nos resgatou
    Ele ressuscitou!
    Grite pro mundo inteiro ouvir
    Jesus Cristo é o Senhor!

    Deixa o teu medo e tem fé
    Um novo tempo virá
    Cristo está vivo: vivo entre nós!
    E um dia Ele voltará!

Clique aqui e leia as leituras

Primeira Leitura (Jr 38,4-6.8-10)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

Naqueles dias, 4 disseram os príncipes ao rei: “Pedimos que seja morto este homem; ele anda com habilidade lançando o desânimo entre os combatentes que restaram na cidade e sobre todo o povo, dizendo semelhantes palavras; este homem, portanto, não se propõe o bem-estar do povo, mas sim a desgraça”.

5 Disse o rei Sedecias: “Ele está em vossas mãos; o rei nada vos poderá negar”. 6 Agarraram então Jeremias e lançaram-no na cisterna de Melquias, filho do rei, que havia no pátio da guarda, fazendo-o descer por meio de cordas. Na cisterna não havia água, somente lama; e assim ia-se Jeremias afundando na lama. 8 Ebed-Melec saiu da casa do rei e veio ter com ele, e falou-lhe: 9 “Ó rei, meu senhor, muito mal procederam esses homens em tudo o que fizeram contra o profeta Jeremias, lançando-o na cisterna para aí morrer de fome; não há mais pão na cidade”.

10 O rei deu, então, esta ordem ao etíope Ebed-Melec: “Leva contigo trinta homens e tira da cisterna o profeta Jeremias, antes que morra”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 39)

— Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!

— Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!

— Esperando, esperei no Senhor,/ e inclinando-se,/ ouviu meu clamor.

— Retirou-me da cova da morte/ e de um charco de lodo e de lama./ Colocou os meus pés sobre a rocha,/ devolveu a firmeza a meus passos.

— Canto novo ele pôs em meus lábios,/ um poema em louvor ao Senhor./ Muitos vejam, respeitem, adorem/ e esperem em Deus,/ confiantes.

— Eu sou pobre, infeliz, desvalido,/ porém, guarda o Senhor minha vida,/ e por mim se desdobra em carinho./ Vós me sois salvação e auxílio:/ vinde logo, Senhor, não tardeis!

Segunda Leitura (Hb 12,1-4)

Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos: 1 Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 2 com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus.

3 Pensai pois naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4 Vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 12,49-53)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49 Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51 Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52 Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas 53 e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Vigésimo Domingo do Tempo Comum

A Palavra de Deus que hoje nos é servida convida-nos a tomar consciência da radicalidade e da exigência da missão que Deus nos confia. Não há meios-termos: Deus convida-nos a um compromisso, corajoso e coerente, com a construção do “novo céu” e da “nova terra”. É essa a nossa missão profética.
A primeira leitura apresenta-nos a figura do profeta Jeremias. O profeta recebe de Deus uma missão que lhe vai trazer o ódio dos chefes e a desconfiança do Povo de Jerusalém: anunciar o fim do reino de Judá. Jeremias vai cumprir a missão que Deus lhe confiou, doa a quem doer. Ele sabe que a missão profética não é um concurso de popularidade, mas um testemunhar, com verdade e coerência, os projectos de Deus.

O Evangelho reflecte sobre a missão de Jesus e as suas implicações. Define a missão de Jesus como um “lançar fogo à terra”, a fim de que desapareçam o egoísmo, a escravidão, o pecado e nasça o mundo novo – o “Reino”. A proposta de Jesus trará, no entanto, divisão, pois é uma proposta exigente e radical, que provocará a oposição de muitos; mas Jesus aceita mesmo enfrentar a morte, para que se realize o plano do Pai e o mundo novo se torne uma realidade palpável.

A segunda leitura convida o cristão a correr de forma decidida ao encontro da vida plena – como os atletas que não olham a esforços para chegar à meta e alcançar a vitória. Cristo – que nunca cedeu ao mais fácil ou ao mais agradável, mas enfrentou a morte para realizar o projecto do Pai – deve ser o modelo que o cristão tem à frente e que orienta a sua caminhada.

Fonte: dehonianos

Comentários